O Centro Paula Souza preocupado com a qualidade do ensino profissional organizou a Assessoria de Avaliação Institucional. Essa Assessoria criou o SAI - Sistema de Avaliação Institucional que tem por finalidade avaliar os processos de funcionamento das unidades escolares, seus  resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.

SAI - Sistema de Avaliação Institucional

OBJETIVOS DO SAI:

Busca da qualidade
Auto-conhecimento 
Instrumentalizar o planejamento com informações 
Atender à função social de prestar contas à sociedade


O QUE É?

É o Sistema de Avaliação Institucional, criado pelo Centro Paula Souza que avalia todas as Etecs e Fatecs, anualmente, por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos.

O SAI avalia os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.

Maiores informações sobre a metodologia aplicada podem ser encontradas no site: centropaulasouza.sp.gov.br

Abaixo apresentamos a síntese do desempenho da escola no ano letivo de 2008.

A avaliação geral desta ETEC em relação ao ideal, atingiu 72,7%.


O Observatório Escolar é um instrumento de avaliação das escolas técnicas (Etecs) implantado pela Coordenadoria de Ensino Técnico (Cetec) em 1998. Seu propósito é contribuir para a consolidação de uma rede de escolas técnicas competentes em educação profissional. 

Essa avaliação, de caráter pró-ativo, ajuda a criar uma cultura organizacional, com base na permanente evolução do pessoal e na melhoria contínua dos processos internos. 

Pautando-se no entendimento de que uma organização é um sistema que realiza seu trabalho por meio de um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas (processos), que consomem recursos e produzem bens e serviços, o Observatório Escolar conta com uma etapa inicial em que a própria escola avalia diferentes aspectos do seu processo de gestão. 

A verificação das diferentes práticas de cada unidade de ensino, embasada numa metodologia de finalidade construtiva e formativa, permite à comunidade escolar a identificação de eventuais fatores críticos, sinalizadores de oportunidades de melhoria, promovendo assim uma gestão participativa, que se reflete na efetividade do processo de ensino-aprendizagem.

 
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